CONEXÃO MG: RIBEIRÃO DAS NEVES

Logo facebook compartilha Logo twitter

Por Antonio Benvindo

Publicitário, membro do Coletivo Semifusa de Ribeirão das Neves, Especialista em Comunicação e Marketing Digital. 

Ribeirão das Neves é uma cidade periférica da região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o IBGE, atualmente,  tem uma população estimada de 334.000 habitantes.

A pandemia de Coronavírus acentuou ainda mais os problemas corriqueiros da cidade. Uma das razões é o fato da maior parte da renda das famílias vir de cidades mais ricas da RMBH, como Contagem e Belo Horizonte, para onde vai a mão de obra daqui. Com as medidas de contenção adotadas principalmente na capital, muita gente está em casa ou desempregado, recebendo subsídio do governo com a suspensão do contrato do trabalho ou buscando a alternativa do auxílio emergencial. 

O auxílio emergencial que provocou uma corrida para as agências da Caixa Econômica da cidade, gerando filas quilométricas na agência e expondo a população toda ao vírus. 

Além disso, a população está na rua normalmente, como se nada estivesse acontecendo: os campinhos de futebol das quebradas estão lotados, os churrascos regados a lives dos  artistas, os bares clandestinos com boa parte das pessoas sem máscaras. Principalmente a população mais vulnerável, como os idosos, está seguindo uma vida que parece bem comum.   

Na semana após o feriado do dia 21 de abril, a Prefeitura voltou atrás com as medidas de contenção ao Covid-19 e reabriu o comércio no dia 22 de abril. Antes disso, o prefeito havia dito que seguiria as mesmas determinações de Belo Horizonte. Durou pouco, porque o prefeito teve que ceder a pressão das igrejas e comércios locais para reabrir. A princípio, somente as escolas, estão fechadas e sem prazo para retornar ao normal. Os casos, que eram 3, subiram para 12 nesta semana. A Cidade não tem “UM” leito sequer de UTI e apenas oito respiradores funcionam. Ou seja, se houver um aumento dos casos Ribeirão das Neves vai ter que procurar refúgio em BH e consequentemente o sistema de saúde vai dar pau.”

Relato de Antonio Benvindo, morador de Ribeirão das Neves em 06/05/2020 – Coletivo DTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


quantidade de comentarios 256 0
data publicacao 256 12 de Maio de 2020
categoria 256 Ações