Por Jess
Estamos vivendo um momento, onde um vírus levou a grandes mudanças em praticamente todas as áreas e isso está afetando a vida da população mundial. Dessa maneira, as pessoas tendem a ficarem mais ansiosas, pois precisam ficar isoladas para se manterem seguras. No entanto, precisamos trabalhar a empatia durante esse período, não apenas para os outros, mas para você também.
Ter empatia é ter a sensibilidade de ouvir alguém na essência e entender os seus desconfortos e suas alegrias. E, com isso, poder ajuda-lo a se a sentir menos solitário e mais conectado.
Além disso, você irá aumentar a sua conexão social e isso irá ajudar você nesse momento. A empatia também melhora a capacidade de regular as emoções durante períodos de estresse. Portanto, sentir empatia permite que você gerencie melhor a ansiedade e consiga passar por momentos difíceis de uma forma mais branda.
No condomínio onde moro temos crianças, idosos e pessoas que pertencem ao grupo de risco e alguns vizinhos se dispuseram a ir aos supermercados, farmácias caso alguém precisassem. Isso foi uma forma de empatia, pois na maioria das vezes o seu vizinho precisa de ajuda nesse momento.
No bairro onde moro, existem pessoas que não estão respeitando as regras do isolamento e principalmente em relação ao uso da máscara. Quando isso acontece a gente percebe que a pessoa que não usa a máscara não tem empatia para aquelas pessoas que estão no grupo de risco. Sim, a empatia é fundamental nesse momento em que nos encontramos, pois não sabemos quem poderá adquirir o vírus e por isso precisamos zelar as vidas das pessoas que amamos.
Jess, voluntária do projeto Vamos juntos contra à Covid – Coletivo DTS.
Excelente texto para refletirmos.
Texto sensacional para podermos praticar mais a empatia e também ensinar aos próximos.