CONEXÃO MG: Empatia em tempo de isolamento

Logo facebook compartilha Logo twitter

Por Jess

Estamos vivendo um momento, onde um vírus levou a grandes mudanças em praticamente todas as áreas e isso está afetando a vida da população mundial. Dessa maneira, as pessoas tendem a ficarem mais ansiosas, pois precisam ficar isoladas para se manterem seguras. No entanto, precisamos trabalhar a empatia durante esse período, não apenas para os outros, mas para você também.

Ter empatia é ter a sensibilidade de ouvir alguém na essência e entender os seus desconfortos e suas alegrias. E, com isso, poder ajuda-lo a se a sentir menos solitário e mais conectado.


Além disso, você irá aumentar a sua conexão social e isso irá ajudar você nesse momento. A empatia também melhora a capacidade de regular as emoções durante períodos de estresse. Portanto, sentir empatia permite que você gerencie melhor a ansiedade e consiga passar por momentos difíceis de uma forma mais branda.

No condomínio onde moro temos crianças, idosos e pessoas que pertencem ao grupo de risco e alguns vizinhos se dispuseram a ir aos supermercados, farmácias caso alguém precisassem. Isso foi uma forma de empatia, pois na maioria das vezes o seu vizinho precisa de ajuda nesse momento.


No bairro onde moro, existem pessoas que não estão respeitando as regras do isolamento e principalmente em relação ao uso da máscara. Quando isso acontece a gente percebe que a pessoa que não usa a máscara não tem empatia para aquelas pessoas que estão no grupo de risco. Sim, a empatia é fundamental nesse momento em que nos encontramos, pois não sabemos quem poderá adquirir o vírus e por isso precisamos zelar as vidas das pessoas que amamos.

Jess, voluntária do projeto Vamos juntos contra à Covid – Coletivo DTS.

2 respostas para “CONEXÃO MG: Empatia em tempo de isolamento”

  1. Esdras disse:

    Excelente texto para refletirmos.

  2. Thayane disse:

    Texto sensacional para podermos praticar mais a empatia e também ensinar aos próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


quantidade de comentarios 392 2
data publicacao 392 22 de junho de 2020
categoria 392 Ações