CONEXÃO MG: Comunidade Jardim Teresópolis – Betim

Logo facebook compartilha Logo twitter

Por Jhessi Kessi

Meu nome é Jhessi Kessi, tenho 25 anos, sou líder da juventude ativa, nascido e criado no bairro Jardim Teresópolis que fica situado na periferia de Betim. O “Terê”, como é conhecido pela geral, é o maior aglomerado de Minas Gerais, com entorno de 60 mil habitantes atualmente. Tem um comércio forte, vários espaços de lazer e práticas de esportes, além de 6 escolas.

Desde que se iniciou  a pandemia o bairro ficou irreconhecível, o comércio quase todo de portas fechadas, áreas de lazeres e de esportes estão vazias, assim como as ruas. Os projetos sociais como Fica vivo e Árvore da vida teve suas  atividades suspensas deixando crianças, adolescentes e jovens sem atendimentos em relação a esses projetos. Foram mudanças duras, mas necessárias para frear o avanço da Covid. 

Após a flexibilização das normas e reabertura dos comércios em Betim, veio uma onda de irresponsabilidade de grande parte da população e dos comerciantes: ruas cheias de gente sem máscaras, comércios lotados, filas e espaços públicos com muita aglomeração.

Pensando nessa nova realidade da nossa comunidade nasceu o grupo Juventude Ativa, formado por jovens moradores do bairro com intuito de ajudar as pessoas da comunidade, pois a união faz toda a diferença. 

O grupo Juventude Ativa teve uma campanha de doação de máscaras para pessoas carentes do bairro e instituições como asilos e igrejas, participamos de ações de doações de cestas básicas para a população.

A juventude ativa teve participação também em ações junto a prefeitura de Betim na distribuição de álcool e máscaras e atuando em barreiras sanitárias. Dentro do grupo ainda tem jovens que atuam como lideranças no Programa Presidente de Rua do G10 Favelas que contribuem para o combate à Covid dentros da comunidades.

Hoje, dentro do Teresópolis, todos os dias vencemos uma nova batalha na guerra contra à corona, e nós, da Juventude Ativa, vamos continuar na luta, porque juntos somos mais fortes!

Relato de Jhessi Kesi , morador da comunidade Jardim Teresópolis em Betim em 07/2020 – Coletivo DTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


quantidade de comentarios 428 0
data publicacao 428 13 de julho de 2020
categoria 428 Ações